O QUE SUAS ROUPAS DIZEM SOBRE VOCÊ?



Suas roupas não só refletem parte de sua identidade, como também podem alterar o seu jeito de ser. Isso porque certas roupas podem contribuir para a autoconfiança, para a auto-estima e, inclusive para impulsionar sua carreira.

Os tecidos, cores e estampas assim como a forma da roupa transmitem uma mensagem, um sentimento bom ou ruim.

Você pode até negar, mas a forma como você é vista pelos outros, pode mudar a forma como você olha pra si mesma e inclusive a forma como você se veste pode mudar sua percepção sobre si mesma, afinal, elas também refletem e afetam o seu humor, sua saúde e confiança. Os cientistas chamam esse fenômeno de algo como "cognição vestuária", o qual envolve dois fatores independentes: o significado simbólico das roupas e a experiência física de usá-las.

Segundo a Professora Karen J. Pine, "quando nós colocamos uma peça de roupa não podemos evitar de adotar algumas características associadas a essa roupa, mesmo inconscientemente [...] se eu coloco uma roupa casual, eu fico relaxada e folgada, mas se eu me visto para um encontro ou para uma ocasião especial, isso pode alterar o jeito que eu ando ou me porto".

Além disso, Lisa Stariha, coach de "empoderamento do corpo", defende a importância de se levantar todas as manhãs e se vestir bem para se sentir mais bonita, confiante e forte, mesmo se for apneas para trabalhar em casa.

Estudos afirmam que as roupas não apenas afetam os seus níveis de confiança, como também podem afetar o seu sucesso, já que as roupas influenciam significativamente a forma como os outros olham pra você e reagem.

Em 2014, a fabricante de automóveis Kia realizou um estudo em que questionava as pessoas sobre o que as faziam se sentirem confiantes. Muitas mulheres responderam coisas como: saltos altos, um micro vestido preto, um bom perfume, etc. Para os homens, as respostas foram: um rosto barbeado, um terno novo, etc.

O fotógrafo Nacho Rojo se juntou com a namorada e tirou algumas fotos para mostrar como a nossa percepção sobre uma pessoa pode mudar na medida em que o estilo dela muda (claro que os julgamentos muitas vezes podem estar errados, mas não dá pra negar que o estilo de uma pessoa faz toda a diferença). Confira:












Esses ensaios são a prova de que suas roupas falam sobre parte de quem você é e, consequentemente, fazem com que as pessoas olhem para você de uma forma ou de outra. Ou como uma linda mulher, ou como uma mulher desleixada, ou roqueira, ou infantil, ou responsável...Por isso, antes de se vestir, pense: o que eu quero que as pessoas vejam em mim?

Mas não se esqueça: seja autêntica!

Texto: Bia Botelhos

Comentários