O CORTE DE CABELO IDEAL

by - março 10, 2016

 Ir ao salão e pedir para que seu cabeleireiro produza aquele corte incrível de tal celebridade, nem sempre é uma tática que funciona.

A textura dos fios, o volume, o formato do rosto, os hábitos que você tem...tudo isso pode definir se o corte que você deseja vai funcionar na vida real!

Assim, a primeira coisa que devemos analisar para obtermos o resultado de corte ideal é o formato do nosso rosto.

Os mais comuns são: redondo, quadrado, triangular e oval. Para cada um destes formatos existem os cortes mais indicados. 

Se você está na dúvida sobre qual é o seu formato de rosto, tire uma foto com o cabelo preso e verifique essas dicas:

• Oval: tem cantos suaves e delicados, a linha de largura (orelha a orelha) é 2/3 da linha de comprimento. Não possui ângulos acentuados. Ele é um pouco mais estreito na mandíbula e na testa do que nas têmporas.

• Redondo: parece com o oval, porém sua testa e queixo são curtos e a linha de largura é proporcional à linha de comprimento. A testa é curta e redonda e o espaço entre a raiz do nariz e o queixo, normalmente, é menor que o comprimento do nariz. O rosto é tão largo quanto comprido.

• Quadrado: a linha de largura é proporcional à linha de comprimento. Tem as laterais retas, assim como a testa e o queixo também retos. Possui ângulos retos nas laterais da testa e mandíbula, cujo alinhamento está abaixo da linha central da boca. A testa é tão larga quanto a mandíbula e têmporas e a linha onde o cabelo nasce na testa é reta.

• Triangular: Formato de rosto pesado caracterizado por testa estreita e mandíbula mais larga e aberta, com cantos em ângulos retos, localizados abaixo da linha centro de boca. A testa e bochecha são largas e o queixo acentuado.

 Dito isso, vamos falar dos cortes ideais para cada formato de rosto: 

1) ROSTO OVAL


O oval é um curinga, pois combina com praticamente todos os cortes: curtos, médios, longos, desconectados, repicados, com ou sem franjas. É o sonho de qualquer mulher!

Dificilmente sairá algo errado. Apesar disso, existem algumas dicas que podem ser levadas em consideração:

• Mais volume na parte do cabelo localizada abaixo do queixo.

• Pontas para fora e franjas irregulares na altura das bochechas.

2) ROSTO REDONDO


Como esse tipo de rosto possui poucos ângulos, o ideal é um corte com laterais mais retas e algum tipo de volume sobre a testa, para dar aquela alongada básica. Os looks desfiados são os mais recomendados, desde que não tenham volume nas laterais.

Se optar por usar franja, a dica é sempre em diagonal (ou de lado), pois as retas evidenciam o formato arredondado. Além disso, para minimizar a impressão de rosto redondo, o ideal é fazer um corte em camadas, com volumes no topo e quase sem volume nas laterais, para emoldurar e trazer um visual mais equilibrado.

Outra dica é sempre manter o corte de cabelo mais comprido que o comprimento do seu rosto, dando a impressão de um rosto mais comprido e menos achatado.

Evite: 

• Corte com comprimento médio. Seu cabelo NÃO deve ficar na altura do queixo, mas sim um pouco abaixo dele.

• Franjas desfiadas, pois elas podem criar um visual que não vai te favorecer. Opte por um corte mais longo na frente do que atrás, conhecido como “bob”.

3) ROSTO QUADRADO 


Pessoas com esse tipo de rosto combinam com cortes médios ou longos, que cubram as marcas do maxilar, deixando este formato exótico mais feminino. A franja é super indicada e pode deixar o rosto muito delicado! Além disso, indica-se cortes com volume no topo da cabeça e franjas longas, diagonais e irregulares.

Evite: 

• Comprimentos muito curtos e franjas retas, pois vão achatar o visual e deixá-lo ainda mais quadrado. Se ainda assim optar por cortes curtos, não esqueça de reduzir o volume das laterais.

• Fuja dos penteados que dão volume ao redor da cabeça (como uma coroa) pois estes deixarão em evidência os ângulos quadrados do seu rosto.

4) ROSTO TRIANGULAR 


Mais versátil, o rosto triangular vai bem com cortes curtos, médios e longos. Nesse formato, a testa geralmente é estreita e o queixo fica mais evidente. Para suavizar esse contraste, indica-se o uso de franjas. Cortes com volume e movimento no comprimento médio, na altura do queixo, por exemplo, ajudam a compensar os ângulos do rosto. O mais indicado para esse tipo de rosto são cortes que proporcionem volume na lateral e na altura das bochechas. Cortes desfiados em camadas são uma boa opção. Os curtos também são permitidos, mas devem ter volume abaixo das orelhas.

Evite:

• Franjas curtas e retas, pois acentuam o formato triangular, assim como madeixas muito curtinhas.

• Volume no topo da cabeça. Escolher o corte de cabelo certo para o seu tipo de rosto nem sempre é uma tarefa fácil, mesmo com essas dicas, você ainda pode ficar com algumas dúvidas a respeito do melhor corte para você, afinal de contas, existem diferentes formatos de rostos e cortes, por isso, é sempre bom verificar as dicas de seu cabelereiro, afinal ele é especialista no assunto.

O importante é não ter medo de mudar!

Um novo visual que se enquadre em seu tipo de rosto pode realçar ainda mais a sua beleza! Acredite! 

Segue um link para você simular alguns penteados e se divertir: Simulador de beleza

Texto: Bia Botelhos

Quer mais dicas de beleza? Acesse: Beleza

Você pode gostar ...

0 comentários