MARKETING: COMO MONTAR UM PLANO DE MARKETING ECONÔMICO PARA ATRAIR CLIENTES



Como bom empreendedor você deve estar sempre à procura de novas maneiras para atrair e reter clientes para o seu negócio.

Mas quais são as melhores opções para anunciar a sua empresa?

Para estabelecer boas estratégias de marketing é necessário responder as questões abaixo:

1) Quem é o seu cliente: informações demográficas, idade e sexo, origem, posição familiar, renda, localização, nível de ensino, ocupação, estilo de vida, hobbies, interesses e opiniões, comportamento pessoal, estilo de compras, etc
2) Qual é a necessidade do seu cliente,
3) Qual a atitude que você espera de seu futuro cliente: como clicar num site, visitar a sua loja, recortar um cupom, ligar para um número, etc.
4) Qual a vantagem e desvantagens de seu produto ou serviço;
5) Quem são os seus concorrentes;
6) Como o seu produto ou serviço vai chegar ao cliente;
7) Qual o orçamento disponível para a divulgação do seu produto ou serviço.

Respondidas as questões, o próximo passo é promover e construir um relacionamento com o seu público alvo, utilizando as armas de marketing.

Pense onde (rua, ponto de ônibus, trabalho…) e quando (almoço, lanche, antes do trabalho, em casa, no carro…)  poderia falar com o seu cliente.

Além dos meios de propaganda normalmente utilizados como jornais, revistas, rádio, tv , que podem muitas vezes ser dispendiosos, listamos algumas opções bem econômicas, acessível aos pequenos empresários:

1) Redes sociais, sites, blogs:  têm um papel fundamental para divulgar o seu negócio. Eles devem ser usados como uma forma de passar informações úteis para aqueles que curtem a sua página. Procure passar dados relevantes sobre o seu setor, pois isso fará com que você seja bem visto, além de aumentar a popularidade do seu negócio;

2) Parcerias com fornecedores que tenham relação com o público que você quer atingir;

3) Revistas de bairro, panfletos, parcerias com estabelecimentos comerciais e empresas;

4) Cadastro dos clientes: Um dos mais importantes meios de fidelização, permite que você possa fazer um telefonema, mandar uma mensagem de texto ou um e-mail  para o seu cliente avisando quando chegou ao seu estabelecimento algo de seu interesse. Isso cria um vinculo entre você e o seu cliente.

Bons negócios!

Comentários