COMO TER SUCESSO NAS VENDAS DESTE NATAL
O atual cenário econômico brasileiro tem pressionado a grande maioria dos varejistas, que sofrem para manter os resultados semelhantes ao ano anterior.
Analistas apontam para um Natal muito difícil, possivelmente o de menor consumo dos últimos anos – impulsionado negativamente pelo crescente desemprego e insegurança do consumidor.
Com base nisto há dois caminhos a seguir: entrar em desespero, ou trabalhar mais e melhor. Se prefere fazer parte do segundo grupo, este texto é para você.
O Natal é a principal data do varejo brasileiro. Para alguns setores, pode representar mais de 20% do faturamento anual. Há lojistas que estão mantendo operações deficitárias abertas apenas para aproveitar essa importante data.
Abaixo trazemos uma lista de cinco pontos fundamentais para fazer um Natal de sucesso, mesmo em tempos de adversidade:
Estude bem seu mix: é bastante provável que consumidores não deixem de adquirir presentes, mas potencialmente reduzirão a verba para tal. Operações que entenderem essa necessidade e desenvolverem soluções de presente com baixo preço e alto valor percebido ocuparão mais espaço no bolso dos clientes. Marcas menos tradicionais mas com preços competitivos, linhas alternativas, embalagens menores e soluções acessíveis farão bastante sucesso nas vitrines e prateleiras este ano.
Acerte no Planejamento de Compra: o entendimento do ponto anterior é o primeiro passo para o acerto na gestão de estoque – ter produto a ponto de não perder venda e nem sobrar em demasia. Possivelmente muitos empresários reduziram suas compras com medo do Natal e, aqueles que fizerem as contas certas, terão produto disponível para atender o consumidor. Pense em planejamento pautado em abertura de compra (OTB) por categoria de produto, considerando a migração para um preço médio menor.
Treine, Motive e Acompanhe o time: não há espaço para perder vendas. Um time focado, treinado e motivado tem potencial para reverter uma crise. Treine a equipe no processo de atendimento, na agilidade do fluxo operacional, no conhecimento de produto, na venda de itens adicionais e complementares. Uma ação de motivação, com uma gincana de vendas, somada a feedback diário de acompanhamento podem elevar sua performance consideravelmente.
Apresente uma loja encantadora: pense em uma noiva preparada para o mais importante dia da sua vida. Assim deverá estar sua loja nesse Natal. Não há espaço para erros. Vitrine, exposição e sinalização de produto, iluminação, precificação, cross merchandising e estímulos sensoriais precisam estar harmoniosamente casados e exemplarmente executados para surpreender o consumidor e fazê-lo se esquecer desse momento econômico tão delicado.
Trabalhe bem as condições de pagamento – seu cliente está preocupado com as contas de janeiro, mas ainda quer agradar as pessoas que o cercam neste final de ano. Oferecer condições inteligentes de pagamento, que podem até ser fonte de receita adicional para varejistas capitalizados, será uma boa alternativa para incrementar o ticket médio, se diferenciar da concorrência e crescer mesmo nadando contra a maré.
Prepare-se pois o Natal não será fácil, mas muitos desistirão no meio do caminho e aqueles que fizerem a lição de casa podem se surpreender positivamente com os resultados.
Pense nisso e boas vendas!
fonte: http://blog.rakuten.com.br/
0 comentários