COMO SER UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO



O sucesso ou não de um negócio pode ser justificado por diversos fatores, como um plano de negócios bem elaborado, um bom relacionamento entre os sócios, ideias criativas e a rápida superação das dificuldades.

A decisão de tocar seu próprio negócio deve ser muito clara. Você deve estar profundamente comprometido para poder enfrentar todas as dificuldades e obstáculos que aparecerem. A estratégia deve ser montada de maneira que, se o negócio falhar, não comprometa seu orgulho ou sacrifique seus bens pessoais.

Tudo deve ser bem pensado e ponderado para garantir o máximo de sucesso e o mínimo de dores de cabeça, considerando o tipo de negócio (produto/serviço/mercado), o cliente a ser atendido, a forma legal mais adequada de sociedade, as necessidades financeiras,o local, como administrar as operações cotidianas, como produzir bens e serviços dentro de um padrão de qualidade e de custo, como obter os conhecimentos profundos sobre o mercado e a concorrência, como dominar o mercado fornecedor, como vender e promover os produtos/serviços, como encantar o cliente.

Assim, o ciclo de um negócio pode ser dividido em 3 etapas: Produção, Venda e Mercado. Dominando os 3 ciclos, você certamente será um empreendedor de sucesso.

Ciclo de Produção: “A produção representa a parte mais íntima da empresa, o seu núcleo técnico, em que se utiliza a tecnologia disponível para fabricar os bens ou prestar os serviços.” (Chiavenato).

O planejamento da produção, bem como o dimensionamento dos recursos necessários, devem ser definidos claramente, com base num plano de vendas e numa política de administração de matérias primas e estoques.

Nesta fase a empresa precisa de muita atenção com a parte financeira. É necessário elaborar um plano de fluxo de caixa e investimentos, juntamente com o contador e o gerente do seu banco, criando em seguida um plano de marketing.

Ciclo de Vendas: Nesta fase o foco é o aumento de faturamento. Uma empresa pode levar até 3 anos para você dominar 100% a sua operação. No ciclo de vendas é fundamental controlar o capital de giro, gerindo com profissionalismo os problemas de relacionamento entre os sócios e divergências quanto aos critérios de retiradas e novos investimentos.

Para aumentar as vendas do seu negócio, elabore um calendário de atividades promocionais, faça eventos para captação de clientes, mantendo uma estratégia de crescimento.

Ciclo de Mercado: Neste ciclo você dever fazer uma avaliação fria e independente da margem de contribuição do negócio e o retorno sobre os investimentos realizados. Estabelecer e conhecer o ponto de equilíbrio é, neste caso, fundamental.

O ponto de equilíbrio é aquele em que a receita proveniente das vendas equivale à soma dos custos fixos e variáveis. É com esse cálculo que o empresário vai saber quando o empreendimento começa a dar lucro.

Bons parceiros de negócios também são essenciais, mas para dominar o mercado é necessário um planejamento estratégico, com indicadores de desempenho e resultado, com planos de carreira para os funcionários, programas de expansão ou franquia e investimentos em campanhas de comunicação para fidelização e captação de clientes.

 Bons negócios!

Comentários