COMO SABER SE AS ROUPAS ESTÃO DE ACORDO COM MEU CORPO?

Você alguma vez se viu desapontada porque as roupas da moda não estão lhe caindo bem? Você não gosta de fazer compras por que não sabe exatamente o que vestir? Você gostaria de esconder as partes do seu corpo que não gosta e não sabe como? Você acha que não tem um corpo favorável para vestir-se bem?

Então, fique tranquila, você é uma pessoa normal. Essa insegurança atinge você e milhares de mulheres espalhadas pelo mundo, pois não existe um padrão único de beleza feminina.

Todas as mulheres podem ficar bonitas e elegantes, melhorando a imagem para si e para os outros a partir da compreensão das proporções do seu corpo, valorizando as suas qualidades, disfarçando aquilo que incomoda ou lhe é desfavorável.

Estatisticamente podemos identificar pelo menos cinco figuras-tipo, de acordo com as medidas e proporções dos ombros, cintura e quadris. Para saber quais as roupas vestem melhor no meu corpo, a lógica é sempre a mesma: escolher peças que escondam os defeitos e ressaltem as qualidades.

Corpo retângulo

As mulheres com esse tipo físico são mulheres cujos ombros, cintura e os quadris estão na mesma medida, portanto, elas precisam necessariamente criar uma cintura, deixando a aparência mais feminina.

Na parte inferior, tenha cuidado com as calças muito largas, com pregas ou que possam fazer volume. As legging são bem vindas, desde que acompanhadas de blusas larguinhas.

Casacos e Jaquetas acinturados, calças retas, cinto ou faixas sobre a roupa são ideais. Abuse dos decotes, valorizando a região do colo.

Dê preferência para cores escuras, já que elas emagrecem. Use cintos da mesma cor da calça, em tom escuro, passando a impressão de que a cintura diminuiu.

Para quem gosta de saias, use as evasês ou saias curtas. Evite camisas ou blazers de corte quadrado e largo, gola alta e jaquetas curtas.

Prefira vestidos acinturados lisos ou com estampas miúdas.

Corpo oval ou redondo

As mulheres com esse tipo físico devem explorar as pernas e chamar a atenção para o torso através de decotes, criando uma falsa extensão dos ombros, diminuindo os quadris.

Abuse de tudo que chama a atenção para o colo e o pescoço, como decotes, brincos, colares, com blazer, camisas ou tricôs que ultrapassem a linha da cintura. Nada pode parar na altura da barriga ou no meio do quadril, pois cria uma ilusão de que o quadril é ainda maior.

Use calças e saias sem pregas, para não criar volume em lugar indesejado. As calças devem ter um corte reto, de preferência com a barra tocando o peito do pé.

Evite tudo o que chama a atenção para a cintura, como camisetas curtas que mostram a barriga, calça com cintura baixa ou muito justa, cinto ou faixas por cima da roupa, roupas claras e com brilho, tecidos volumosos, blusa por dentro da calça e vestido com recorte abaixo do busto.
Corpo ampulheta 

Mulheres com esse tipo físico são identificadas com as protagonistas das pin-ups dos anos 50, com cintura  fina, quadris e ombros na mesma proporção. Neste caso, o importante é valorizar as formas, que são bonitas e harmônicas por natureza.

A melhor modelagem para esse tipo são vestidos acinturados, marcados por cintos de couro, faixas ou lenços.

Para a parte de cima, use blusas e tops com decotes que valorizem o colo, acompanhada de longos colares ou gargantilhas. Os casacos curtos também formam uma ótima combinação, mantendo a proporção da silhueta.

Calcas e saias retas, com cintura alta, são também uma ótima opção.

Corpo pera

As mulheres com esse tipo físico possuem ombros estreitos e quadris largos, ou seja, um corpo violão, muito valorizado na cultura brasileira. Para esse tipo o correto é disfarçar os quadris, valorizando o dorso.

Use e abuse de decotes abertos que melhorem visualmente a área dos ombros. Detalhes no decote, mangas ou alças largas, cores fortes e estampas são os melhores aliados para atrair a atenção para a parte superior. Jaquetas curtas também ficam muito bem. Colares grandes e coloridos ajudam a adicionar camadas para o dorso.

Na parte inferior, evite calças cigarretes e muito apertadas. Neste caso, o ideal seria calças de corte reto, ou flaire, considerando que as calças devem alargar na perna, para equilibrar a silhueta.

As saias e vestidos deverão estar na altura dos joelhos ou na altura dos tornozelos, tendo o cuidado de escolher a blusa num comprimento que não aumente ainda mais os quadris. Evite o estampado.
Corpo triângulo invertido

As mulheres com o tipo físico do triângulo invertido, para terem o corpo em equilíbrio precisam aumentar o quadril, tornando-o proporcional ao ombro.

Use cores escuras na parte de cima, regatas ou frente única, vestido de cava americana que ajudam a diminuir os ombros, criando uma ilusão de um quadril maior, calças de cintura baixa, mas não justas, calças com volume.

Evite blusas de tecido volumoso ou com muitos detalhes na altura do busto, com linhas horizontais.

Prefira saias evasê, amplas e vestidos tipo império na altura do joelho.
Boas compras!

Comentários