BOAS PRATICAS DE DIVULGAÇÃO DE SEU PRODUTO


Tudo aquilo que o cliente distingue e percebe à sua maneira deve constituir os componentes do produto/serviço. O cliente é o rei do mercado e, para conquistá-lo, a empresa deve atendê-lo de forma a encantá-lo em todas as ocasiões.” (Chiavenato)

Muitos micro e pequenos empresários acreditam que fazer uma divulgação esporádica é suficiente para tornar os seus produtos conhecidos e aceitos entre seus clientes. Mas isso é um equívoco. Se fosse verdade, Coca-Cola, Mc Donalds, OMO e outras grandes marcas não precisariam fazer propagandas.

Uma publicidade permanente, bem elaborada e que use corretamente as ferramentas de marketing é a melhor estratégia para falar com seu público-alvo. Essa ação de marketing deve ser norteada por práticas que ajudem a sua empresa a ser lembrada.

Para isso é importante lembrar que o cliente é o principal bem que uma empresa possui e as estratégias de divulgação do produto devem atender as suas necessidades.

As boas práticas incluem:

1.    Faça com que seu cliente se sinta especial
Os clientes gostam de ser reconhecidos, gostam de mimos, gostam de ser tratados com pessoalidade. Mesmo que estejam com pressa e só queiram dar uma olhadinha na vitrine, recebê-los bem será um convite para muitas outras visitas.

2.    Crie cartões de visita interessantes, que os clientes queiram guardar
Crie cartões em papel de qualidade. Um papel couché com laminação fosca e um verniz localizado na logomarca vai chamar mais a atenção e aumentam as chances do seu cliente querer guarda-lo.

3.    Mude de cliente, se necessário
Nem todo o cliente é interessante. Às vezes torna-se necessário dispensar clientes que não dão qualquer retorno para poder empenhar recursos e energia em clientes que realmente possam trazer lucro para sua empresa. As estratégias publicitárias devem atingir o seu público alvo.

4.    Crie uma lista de contatos e fale por e-mail
Mostrar ofertas especiais ou dar dicas importantes do seu produto ou serviço no dia a dia do seu cliente, pode trazer bons negócios.

5.  Divulgue seu negócio por meio de folders
Você pode criar folders interessantes com informações de contato, encartes com novidades sobre seus produtos utilizando gráficas rápidas.

6.    Misture negócios com prazer
Realize um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas que podem estar precisando do seu produto e vice-versa.

7.    Combine negócios relevantes
Cada negócio pode ser combinado a outros negócios para gerar mais fluxo de caixa. Podemos dar exemplo de uma livraria com uma cafeteria, ou uma loja de discos com uma pista de dança, roupas com acessórios. Assim, com criatividade e boa vontade seu negócio será um sucesso.

8.    Nunca deixe sua empresa offline 
Foi-se o tempo que um website era apenas um cartão de visitas virtual. Hoje os sites conversam com clientes e podem transformar visitas em retornos comerciais. Assim, mantenha seu site atualizado, com um layout de fácil manipulação e com informações úteis aos seus clientes.

9.    Assessoria de imprensa também ajuda
Um profissional de relações públicas ou assessoria de imprensa pode ajudar a divulgar o seu negócio. O profissional conseguirá espaço para as notícias e enviará comunicados para a imprensa falando sobre sua empresa.

10. Não perca clientes
Em épocas difíceis é preciso criar estratégias para facilitar a venda.  Descontos, promoções, ofertas, parcelamentos, adiamento de parcelas, são estratégias que podem ser utilizadas para que o seu cliente continue visitando a sua loja e comprando o seu produto.

Bons negócios!

Comentários