6 DICAS DE MARKETING DE CONTEÚDO PARA PEQUENAS EMPRESAS


As pequenas e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam divulgar seus produtos e produzir conteúdo de qualidade em seu site e redes sociais para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
O importante não é investir muito, mas investir com sabedoria.

Para criar um bom marketing de conteúdo é necessário:

1. Fazer um planejamento de marketing
  
O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar no desempenho da sua campanha de marketing. Entenda o comportamento de compra do seu cliente e conheça o seu concorrente. Essa organização ajuda a traçar estratégias, objetivos e metas de marketing de conteúdo.

2. Investir em sites e redes sociais

Sua empresa ainda não tem uma página na internet? Então você precisa providenciar uma com urgência! Mas enquanto isso invista nas redes sociais que poderão trazer um bom retorno, se bem administradas. Mas como fazer isso? Discuta sua marca numa fanpage, fale sobre assuntos de interesse de seu público alvo e foque principalmente nas dicas e diferenciais do seu produto. Por meio das redes sociais é possível ouvir seu cliente, encontrar pontos para melhorar e fazer mudanças no seu negócio de acordo com a necessidade de quem compra.

3. Construir uma marca forte

Mesmo que sua marca não seja de conhecimento do público em geral, ela deve ser promovida e fortalecida, alcançando cada vez  mais o seu público alvo. Funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da sua empresa, pois eles são seus maiores divulgadores. Se o seu site ou sua comunicação visual ainda não possui um padrão, mude isso, pois você pode estar confundindo o seu cliente. O estimulo deve ser claro e consistente.

4. Manter um bom atendimento 

A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto a qualidade de seu produto. Por isso é imprescindível ter um bom atendimento antes, durante e depois da venda. Responda às solicitações e reclamações com agilidade e mantenha um canal direto com o cliente por meio de site, "fale conosco" ou redes sociais. Oriente toda a sua equipe e tenha respostas rápidas para atender as dúvidas. Com um atendimento bem definido fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, além disso, possibilita conhecer melhor o seu cliente.

5. Calcular o retorno do investimento no marketing

Mantenha uma planilha atualizada onde possa comparar a estratégia adotada com o resultado obtido com a campanha. Compare também os números do período anterior e calcule o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

6. Consultar um especialista em marketing

Existem bons livros de marketing com assuntos focados para o pequeno empresário, mas se o seu problema é tempo, você poderá utilizar os serviços de um especialista em marketing de conteúdo que poderá ajudá-lo a produzir materiais relevantes para seus visitantes e clientes.

Bons negócios!

Comentários