COMO COMUNICAR-SE ADEQUADAMENTE COM O SEU CLIENTE


A resposta é simples: Conhecer o seu cliente e fazer um bom planejamento de comunicação. 

Assim como o noivo prepara o seu discurso para a noiva, mesmo estando juntos a muitos anos, você deve fazer o mesmo com o seu cliente.

Mas para preparar o discurso você precisa conhecer o seu público-alvo e saber como ele enxerga o valor da sua marca e porque ele prefere a sua marca e não a do concorrente. 

É necessário compreender o que ele pensa e espera da sua empresa, atendendo as suas necessidades.

Veja um exemplo: Uma loja de pesca que vende anzóis anunciou seu produto falando da qualidade e resistência do anzol utilizado para peixes grandes. Uma outra loja de pesca falou do seu produto utilizando a linguagem do pescador, informando que, com os seus anzóis ninguém mais precisará contar mentira de pescador, pois sempre pegará peixes grandes.

No exemplo acima, pode ter certeza que a segunda loja vendeu mais anzóis em sua campanha, simplesmente porque falou a língua do pescador, ganhando sua atenção, ou seja, criou uma comunicação personalizada.

Não existe uma fórmula mágica para se comunicar mas, sem dúvida, falar o que seu cliente quer e está acostumado a ouvir fará uma grande diferença. Faça o teste com o seu produto na sua rede social e veja a diferença de curtidas que você terá utilizando uma forma técnica e sem estímulos (1ª loja de pesca) e utilizando a linguagem do seu cliente de forma descontraída (2ª loja de pesca).

Boa pescaria!

Comentários