O QUE É EXATAMENTE O MARKETING?


Dito de forma simples, o marketing é tudo que você faz para colocar o seu produto ou serviço nas mãos de potenciais clientes. 

Consiste em estratégias e táticas usadas para identificar, criar e manter relações satisfatórias com clientes que resultem em valor para o cliente e para o comerciante.

Embora possa parecer um contra-senso, marketing não começa com uma grande ideia ou um produto único. Ela começa com os clientes - as pessoas que querem ou precisam de seu produto e irão realmente comprá-lo.

Vamos examinar a nossa definição de marketing em um pouco mais de detalhes, olhando para os termos-chave:

Estratégias e Táticas: Estratégias são os esforços de marketing durante um certo período de tempo. Táticas são as medidas práticas e as decisões tomadas a fim de seguir as estratégias estabelecidas. 

Identificar: Esforços necessários para adquirir conhecimento de clientes, concorrentes e mercados. 

Criar: Estratégias e táticas contínuas de inovação e criação.

Manter: Garantir que seus clientes voltem a comprar muitas e muitas vezes. 

Relacionamentos satisfatórios: Oferecer produtos e serviços que os clientes realmente querem, construindo um bom relacionamento entre cliente e comerciante. Desta forma, o cliente torna-se um parceiro na transação e não apenas uma fonte de receita para o comerciante.

Valor para o cliente e para o comerciante: Valor refere-se à percepção dos benefícios recebidos por alguma coisa que se adquiriu de alguém. Para os clientes o valor é medido pela quantidade de benefícios recebidos pelo dinheiro pago. Para o comerciante é a quantidade de lucro auferido em relação aos esforços de marketing e recursos gastos.  Tanto um como outro devem sentir que estão recebendo algo valioso em troca de seus esforços. 

Para alcançar o resultado desejado os comerciantes usam um conjunto de ferramentas diversificadas que incluem decisões relativas a:

. Mercados-alvo – Identificar clientes com as necessidades que o comerciante acredita que possam ser sanadas por seus esforços de marketing;

.  Produtos – bens ou serviços que atendam as necessidades do mercado;

.  Promoção - um meio de comunicação e informações sobre os produtos;

.  Distribuição - os métodos utilizados pelo comerciante que permitam que o produto chegue ao mercado consumidor;

. Preços - definição e ajuste do preço dos produtos em relação ao seu custo de produção ou comercialização.

. Serviços de Apoio - opções adicionais que aumentam o valor do produto.
Em um nível mais amplo de marketing oferece benefícios significativos para a sociedade.  Esses benefícios incluem:

. Desenvolvimento de produtos que satisfaçam as necessidades e melhoram a qualidade de vida da sociedade;

Criação de um ambiente competitivo que ajuda a reduzir os preços dos produtos;

. Criação de sistemas de distribuição de produtos que podem ser disponibilizados para um grande número de clientes e muitas regiões geográficas;

. Oferecendo técnicas que têm a capacidade de transmitir mensagens que mudam de comportamento social de uma forma positiva (por exemplo, a publicidade anti-tabagismo)  

Os profissionais de marketing devem sempre ter em mente que as suas decisões irão impactar outras áreas da empresa e outros parceiros de negócios. No entanto, os comerciantes também devem estar em sintonia com a evolução do dia-a-dia, prestando muita atenção às notícias que ocorre em sua indústria, nos mercados em que atuam e entre os seus clientes potenciais.

Existem muitos meios para a implementação de um bom plano de marketing dentro de sua empresa.

O SEBRAE, parceiro das micro e pequenas empresas, disponibiliza uma ferramenta on-line para quem não sabe por onde começar.


Bons negócios!

Comentários