O que é Vitrinismo?

by - agosto 05, 2013


Vitrinismo é uma das vertentes de merchandising e diz respeito as técnicas utilizadas na montagem de vitrines a fim de obter os melhores resultados possíveis na exposição e demonstração dos produtos, atraindo o cliente para o interior da loja.

A decisão sobre qual tipo de vitrine é a mais adequada para cada situação depende de muitos fatores: arquitetônico, técnica, estética, tamanho, formato, cores, temas, produtos expostos e a freqüência na mudança, o marketing e a campanha publicitária. 

As decisões sobre as vitrines englobam aspectos como: 

1) Especificidade do produto, as estações do ano e datas comemorativas; 
2) As condições de visibilidade: largura de calçada, orientação loja, tamanho fachada;2) Formato: abertas,  semi-abertas,  fechadas;
3) Temas: lúdicas, ecológicas, sofisticadas, clássicas, barrocas, hi tech, conceituais;
4) Objetos utilizados na vitrine: expositores: manequim, bustos, cabides; 
5) Elementos decorativos: etiquetas, cenários, luzes, enfeites, manequins diferenciados, efeitos especiais, televisores, cubos, etc. 

Ao montar uma vitrine é importante colocar os produtos que temos em estoque e que são mais atraentes, chamando maior atenção, trazendo o espectador exatamente onde você quer.

A fórmula geral é atrair o interesse e vender. Se conseguirmos despertar o desejo do consumidor entrar na loja, então o objetivo da vitrine foi alcançado.

Bons negócios!

Você pode gostar ...

0 comentários