Fause Haten - A Busca do Risco

by - agosto 21, 2013

Ontem assisti uma palestra de Fause Haten no Senac Lapa Faustolo.
Trata-se de um projeto muito bacana onde grandes nomes da moda brasileira fazem uma pequena mostra de seus trabalhos e contam um pouco de sua trajetória, de seu processo de criação e do difícil caminho percorrido para o reconhecimento nacional e internacional.
Fausen Haten acomodou-se num dos degraus do palco e de lá, de maneira simples e direta, discorreu um pouco sobre sua história, sobre a vontade de voltar a falar de moda por meio de palestras, do seu interesse por artes e teatro.
Fausen também falou do momento delicado que a moda brasileira está passando em função da invasão das grandes marcas internacionais no Brasil que vem com aportes financeiros milionários, com custos de produção muito menores que os praticados por aqui e com nomes de peso e de desejo como Gucci, Prada, Louis Vuitton, etc.
Afirmou por diversas vezes que para sobreviver e ter longevidade no mundo da moda no Brasil é necessário muita criatividade e jogo de cintura, com desenvolvimento de coleções que tenham personalidade e tragam identidade para a marca, utilizando recursos acessíveis, disponíveis no mercado e com custos viáveis.
Enfatizou que são os pequenos detalhes que trazem o diferencial para uma marca.
O estilista pode lançar mão de produtos genuínos brasileiros, resgatando lembranças e tradições regionais ou simplesmente customizar matérias primas aparentemente simples, criando um ar sofisticado para a peça.
Outro ponto abordado por Fausen foi a necessidade do criador ter a liberdade de se expressar na moda. Lamentou o fato de que as coleções terem que ser cada vez mais "corretas", "perfeitas" e "comerciais", inibindo o surgimento de formas absolutamente novas, criativas e diferentes.
Instigou a platéia, formada basicamente por estudantes de moda, a se "rebelarem", com autenticidade, provocando uma nova revolução no mundo da moda.
Respondeu todas as perguntas formuladas pelos interlocutores e por fim agradeceu o convite, despedindo-se amavelmente.
Lamentei o fato do tempo ser curto. Queria ter ouvido mais perguntas, histórias e respostas. Mas adorei a oportunidade de estar lá.
Deixo aqui algumas imagens da mostra e recomendo que leiam sobre o último desfile protagonizado por Fausen onde utilizou bonecos no lugar de modelos.
Um exemplo de que criatividade não tem limites:
http://www.youtube.com/watch?v=avMZaZnkRYg


Bjs
Renata











Você pode gostar ...

0 comentários