Ambientação adequada pode aumentar as vendas


Quando se está prestes a montar um estabelecimento comercial a primeira coisa que o empresário pensa é em como será a ambientação e a exposição de seus produtos.
Uma loja montada com técnica pode estimular o cliente a comprar mais, aumentando consideravelmente o faturamento.

Algumas dicas para atingir esse objetivo:

1) Parcerias com fornecedores e a orientação de profissionais especializados
Para conseguir bons resultados é importante ter a ajuda profissional de um decorador, arquiteto, órgãos como o Sebrae ou mesmo de uma agência de publicidade. Projetar adequadamente uma loja é mais econômico do que improvisar, assegurando assim,  maior retorno sobre o investimento.

2) A ambientação visual e exposição correta da mercadoria
Uma loja bem ambientada deve contemplar um plano de separação de produtos baseado na visibilidade, na acessibilidade e disponibilidade. Uma boa exposição de produtos facilita a compra, traz economia de tempo e lembra ao cliente de suas necessidades, além de fidelizá-lo.

3) Coordenação dos produtos
O consumidor não tem tempo para ficar procurando produtos de um mesmo universo em lugares distintos.   Assim, o produto deve ser exposto de forma coordenada, unindo elementos da mesma família de maneira que se completem.

4) Determinar o público alvo
É vital conhecer o perfil do seu público alvo e se adaptar a ele, fazendo com que o cliente crie uma empatia com a loja e nela permaneça o maior tempo possível.

5) Auto-atendimento
A tendência atual é que as lojas apostem cada vez mais no auto-atendimento. Neste caso o vendedor deve funcionar como um consultor e só atuar quando acionado.

6) Adequar os equipamentos ao tamanho do estabelecimento.
Antes de comprar equipamentos deve-se pensar no mix de produtos e no apelo de compra e venda de cada um deles. Só então começa o desenho do layout da loja, de acordo com as características do edifício.

7) Analisar a vizinhança 
Se você está em um local menos privilegiado financeiramente, a loja não pode ser sofisticada demais. O cliente pode se assustar e nem entrar para conhecer o serviço oferecido. O mesmo vale para a situação inversa.

8) Rede de lojas
Para uma rede de lojas é fundamental possuir ambientação e exposição coordenadas entre si. Ela deve tirar partido do seu número de lojas para criar uma identidade visual imediata com o cliente.
Quando o cliente estiver em qualquer uma das lojas ele precisa entender que é uma unidade da rede. Isso não quer dizer que as lojas devem ser exatamente iguais, mas sim que tenham elementos que assegurem a sensação de compra que a marca propõe.

O sucesso de uma ação de ambientação e exposição de uma loja está num conjunto de coisas. Independente do tamanho da loja e da experiência que o empresário possui no ramo é fundamental contar com o mix apropriado de produtos, funcionários treinados, limpeza, iluminação, informação clara ao consumidor e organização dos itens de forma coordenada.
Os especialistas garantem que, seguindo as orientações corretas de ambientação e exposição, o aumento de vendas fica, pelo menos, em torno de 15%.

fonte:www.papelearte.com.br



Veja também:
- O que é Pinterest e como usá-lo em favor de seu negócio
- Moda e negócios na internet
- Comércio nas redes sociais
- Aumentando as vendas com a satisfação dos clientes
- Tire mais lucro da liquidação
- Liderar equipes para gerar resultados
- Dez passos para contratar bons vendedores
- Vinte dicas para vender para a classe média
- Modernizando a loja para aumentar as vendas
- Como aumentar suas vendas
- Dicas de atendimento na época do Natal
- Algumas dicas para fazer promoção em loja de varejo