Como organizar uma loja de roupas

Existem várias formas para organizar o estabelecimento e cada empresário poderá criar sua própria sistemática de produção e organização. O importante é que a organização dê comodidade ao cliente. O sucesso depende de criatividade, administração segura, diversificação dos estoques, decoração adequada e funcionalidade no arranjo físico do estabelecimento.

Para que você mantenha seu estabelecimento organizado e consiga atender à demanda dos clientes, torna-se necessário avaliar as seguintes questões:

1) A organização e exposição dos produtos merecem toda a atenção. A área de exposição dos produtos à venda e de circulação de clientes deve ser bem iluminada e com decoração leve.

2) Os produtos devem ser expostos em araras, vitrines ou em balcões transparentes e devem ter boa visibilidade;

3) Os corredores são super importantes dentro da loja, uma vez que oferecerem facilidade de circulação do público dentro do estabelecimento.

4|) Para que a loja não dê impressão de estar vazia, não deixe espaços desocupados muito amplos. Coloque produtos essenciais mais ao fundo, isso faz com que o público percorra toda a loja;

5) Os artigos em promoção devem ser colocados separadamente dos demais para que os clientes possam percebê-los com maior facilidade.

6) Mantenha sempre na entrada da loja alguns itens em oferta a fim de atrair seus clientes;

7) A embalagem e a entrega dos produtos adquiridos poderão ficar próximo ao caixa, mas em área separada;

8) A área do caixa deve ser destinada ao recebimento do valor das vendas e ao processamento dos pedidos.

9) A área de administração deve incluir as atividades de compra e relacionamento com fornecedores, controle de estoques, controles de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controles financeiros e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras atividades necessárias para o bom andamento do empreendimento;

10) A área do estoque pode ficar em área separada mas perto da administração, para facilitar o seu controle e armazenamento.

Fonte: Sebrae.com.br 


Veja também:
- Como organizar o estoque de uma loja
- Dez erros de um ponto de venda
- Como manter a organização da loja em época de Natal
- Dicas de organização para as lojas de varejo