Aumentando as vendas com a satisfação dos clientes

Para mantermos níveis elevados de vendas é preciso conquistar diariamente a mente e o coração de nossos clientes.

Em primeiro lugar precisamos lembrar que há diversos tipos de consumidores: jovens, maduros e velhos; de sexo feminino ou masculino; existe uma minoria com muito dinheiro disponível para gastar, outros com menos e um grande contingente com muito pouco dinheiro. Há consumidores com grau de instrução elevado, outros com alguma instrução e muitos com uma formação cultural limitada. Há consumidores com muito pouco tempo disponível para fazer compras e outros com maior disponibilidade de tempo. E assim poderíamos ficar escrevendo bastante sobre a diversidade de pessoas e das diferenças em seu comportamento como consumidores. Mas o importante é saber quais são os tipos predominantes em nossa loja e, principalmente, saber o que eles gostam e o que eles não gostam quando estão comprando em nossa loja!

Portanto, não esquecendo que existem estas diferenças individuais entre os consumidores, os clientes levam em conta determinados fatores para decidir onde farão suas compras:

1) A localização da loja (fica perto do trabalho, da moradia, ou no seu caminho?);
2) A imagem que o consumidor tem quanto à política de preços da loja;
3) A variedade e a qualidade dos produtos que estão à venda na loja;
4) O nível de serviços e do atendimento pessoal na loja;
5) A aparência, limpeza e arrumação da loja;
6) A facilidade para o acesso à loja, para estacionamento ou para tomar ônibus ou taxi;
7) A existência de promoções ou de outras vantagens especiais para o consumidor;
8) A velocidade com que as compras podem ser feitas, pagas e liberadas;
etc.

Haverá uma variação na importância de cada um destes ítens para os diferentes tipos de clientes, mas precisamos conhecer o que nossos clientes pensam a respeito destes fatores de decisão; entender sua mente e seu coração reforçando que os consumidores decidem levando em conta razão e emoção. Ou seja, às vezes pensam que uma loja é barateira, quando na verdade outra é mais barata. Mas a imagem formada é a que vale; não necessáriamente a realidade dos preços (porisso é que não se deve ficar falando a todo instante dos preços mais baixos da concorrência: afinal, se nós mesmos estamos fazendo propaganda para eles, imagine o que o consumidor irá pensar...)

É por isso que se diz que a "imagem" de uma loja é muito boa: porque na mente das pessoas ela está associada com preços baixos, bons produtos, variedade, atendimento cordial, asseio e limpeza, boa arrumação, etc. Esta imagem, o conceito da loja, não é formada da noite para o dia. Ela é produto de sucessivas experiências do consumidor, de familiares e de amigos. Quando comentam sobre tal loja, sempre predominam comentários favoráveis sobre ela. Se, além desta imagem, o consumidor pesquisar preços e constatar vantagens, então será agregado um fato racional à uma imagem anterior, à uma sensação anterior. Nesta caso, a loja estará conquistando o coração e também a mente do cliente.

Agradar aos consumidores não parece ser uma coisa tão difícil, uma vez que conhecemos os fatores que são importantes para a decisão de onde ele preferirá comprar. Então porque será que temos tanta insatisfação em algumas lojas?

 Na verdade, o desafio consiste em garantir que um grande conjunto de operações, dentro da loja, funcione de acordo com a expectativa e os desejos do consumidor.  É garantir que milhares de procedimentos diários sejam realizados com um bom padrão de acerto: em relação aos produtos, ao atendimento, às instalações da loja e aos equipamentos, aos preços, etc. É descobrir o que os clientes querem e atender da melhor maneira possível as suas expectativas.

fonte: www.supergente.com.br



Veja também:
- O que é Pinterest e como usá-lo em favor de seu negócio
- Moda e negócios na internet
- Ambientação adequada pode aumentar as vendas
- Comércio nas redes sociais
- Tire mais lucro da liquidação
- Liderar equipes para gerar resultados
- Dez passos para contratar bons vendedores
- Vinte dicas para vender para a classe média
- Modernizando a loja para aumentar as vendas
- Como aumentar suas vendas
- Dicas de atendimento na época do Natal
- Algumas dicas para fazer promoção em loja de varejo

You Might Also Like

0 comentários