Como organizar o estoque da minha loja?

O desafio de implantar e manter a organização do estoque é proporcional ao porte da loja. Quanto maior, mais pontos a serem observados. Mas o trabalho vale a pena. Bem feito ajuda a evitar perdas, desperdícios e furtos internos até então não quantificados.

O consultor empresarial Celso Binotto, enumerou algumas dicas para que o processo seja feito com sucesso:

Informática: Em lojas de médio a grande porte é recomendável um sistema informatizado para o controle do estoque. Mas segundo Binotto, pior do que não ter o sistema é tê-lo e não saber como ele funciona. Por isso, é importante sempre ter um suporte técnico.

Inventário geral: A prática ajuda a alinhar as quantidades do estoque e a definir os pedidos de compra. Também identifica as perdas e permite o cálculo do CMV (Custo da Mercadoria Vendida). Por isso, não pode deixar de ser feito. Como é um trabalho penoso, Binotto sugere analisar os prós e contras antes de mobilizar funcionários da loja. Existem empresas especializadas que fazem esse trabalho com precisão e rapidez, reduzindo o comprometimento da rotina da loja.

Inventário rotativo: É um processo diário e a cada dia é feito numa parte diferente do estoque. Ele é interessante porque é fácil e passa a fazer parte das tarefas dos funcionários designados, sem os sobrecarregar. Além disso, garante controle diário dos produtos estocados e facilita a realização do inventário geral.

Instruções e normas para o recebimento de mercadorias: Fornecedores e entregadores mal intencionados sabem quais lojas não controlam o seu recebimento. Aproveitam-se dessas vulnerabilidades e entregam produtos danificados ou com datas próximas ao vencimento. Também é comum assediarem os conferentes, propondo o recebimento de produtos em quantidades inferiores às compradas, em troca de alguma ‘recompensa’. Por isso, implantar normas e fiscalizar o recebimento das mercadorias é indispensável.

Controle de acesso no depósito: A área do depósito deve ter acesso restrito para evitar furtos internos. Fiscalize o acesso a essa área.

Fonte: http://www.sm.com.br/

  Veja também:
- Como organizar uma loja de roupas
- Dez erros de um ponto de venda
- Como manter a organização da loja em época de Natal
- Dicas de organização para as lojas de varejo