Dicas de atendimento na época do Natal


Está preparado para atender bem os clientes?

1- Deixar o consumidor à vontade para um contato com os produtos, disponibilizando, inclusive, o auto-serviço.

2- Manter os mesmos critérios de qualidade no atendimento para os clientes de última hora.

3- Ficar de olho na entrega das mercadorias para que elas não cheguem atrasadas, danificadas ou erradas.

4- Inovar sempre. O cliente decide o que comprar, mas você o ajuda.

5- Oferecer um mix de produtos segmentado e com preços competitivos. Podemos usar o conceito de store in store ,ou seja, criar uma "loja" com mix e atendimento especializado apenas em uma área de seu ponto-de-venda, como um canto, uma ilha, um quiosque ou até mesmo uma gôndola, desde que bem sinalizada.

6- Conhecer o seu cliente. A observação lhe fornecerá informações preciosas não apenas para conquistá-lo em datas comemorativas, mas durante todo o ano.

7- Treinar o seu vendedor para aumentar a produtividade. O balconista tem que informar e orientar o cliente sobre as características e atributos dos produtos, fazendo sugestões e tirando dúvidas, nunca incomodando o cliente tentando forçar a venda.

8- Estabelecer metas é importante porque define, ao balconista, o que se espera dele. Reconhecer, premiar e investir neste profissional também.

9- Além das comissões habituais, dê prêmios para metas em grupo, para estimular que todos se ajudem durante o trabalho e não tentem atropelar uns aos outros.

10- Não deve acontecer na sua loja: vendedores mascando chiclete, pedindo coisas uns aos outros gritando, conversando assuntos pessoais, cantando a música que toca na loja, usando óculos escuros.

11- Para saber como é o atendimento: crie um cliente misterioso, alguém da sua confiança que vai comprar na loja e depois relata exatamente tudo o que aconteceu. É uma ferramenta de controle eficaz e barata. Com ela, você verifica, por exemplo, como estão o conhecimento de produtos, a agilidade, a simpatia e o atendimento.

12- Bom atendimento significa: gentileza, paciência, interesse e conhecimento do produto.

13- Uma troca de produto pode significar a diferença entre perder ou conquistar um cliente. Se o vendedor dificultar a troca, fizer cara de má vontade ou qualquer outra coisa, pode se despedir do cliente para sempre. Mas se trocar com boa vontade, como se fosse a coisa mais natural do mundo, a pessoa vai se lembrar disso na próxima vez em que for comprar qualquer artigo.

14- Use a ficha de cadastro para fazer uma pesquisa simples junto aos clientes (pontue o atendimento recebido - ruim, regular, bom, excelente - e peça sugestões de melhoria). É fundamental que o resultado seja lido, cadastrado e analisado com cuidado.

fonte: www.sebrae.com.br


Veja também:
- O que é Pinterest e como usá-lo em favor de seu negócio
- Moda e negócios na internet
- Ambientação adequada pode aumentar as vendas
- Comércio nas redes sociais
- Aumentando as vendas com a satisfação dos clientes
- Tire mais lucro da liquidação
- Liderar equipes para gerar resultados
- Dez passos para contratar bons vendedores
- Vinte dicas para vender para a classe média
- Modernizando a loja para aumentar as vendas
- Como aumentar suas vendas
- Algumas dicas para fazer promoção em loja de varejo